Depois da escola. Projetos e distâncias sociais em jovens formados no ensino médio em La Plata, Argentina

Autores

  • María Cecilia Bostal Universidad Nacional de La Plata
  • Federico Martín González Universidad Nacional de La Plata

Resumo

Neste artigo nos perguntamos sobre as formas que assume a relação entre educação e trabalho no processo de configuração de projetos de futuro em jovens de classes populares formados no ensino médio na cidade de La Plata, Argentina. Desde uma perspectiva metodológica qualitativa, analisamos 60 entrevistas em profundidade a homens e mulheres entre 18 e 24 anos e registros de observações participantes. A partir disto, identificamos três grupos de formados em que este vínculo assume formas diferenciais e é evidenciada a persistência de limites e distâncias sociais ligados aos processos de desigualdade social.

Palavras-chave:

juventude, futuro, desigualdade social

Biografia do Autor

María Cecilia Bostal, Universidad Nacional de La Plata

Doctoranda en Ciencias Sociales de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de La Plata (FaHCE-UNLP), Argentina. Licenciada y profesora en Sociología de la Universidad Nacional de La Plata. Becaria doctoral del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas con lugar de trabajo en el Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (IdIHCS) de la UNLP. Correo electrónico: ceciliabostal@gmail.com. Orcid: 0000-0001-5649-6488.

Federico Martín González, Universidad Nacional de La Plata

Doctor en Ciencias Sociales de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de La Plata (FaHCE-UNLP), Argentina. Licenciado y profesor en Sociología de la Universidad Nacional de La Plata. Becario doctoral del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas con lugar de trabajo en IdIHCS, UNLP. Docente de grado de la Universidad Nacional de La Plata. Correo electrónico: federicomartin.gon@gmail.com. Orcid: 0000-0001-5134-8494.